Após decisão do MPF, Igreja e Convento de Itanhaém serão restaurados

Após decisão do MPF, Igreja e Convento de Itanhaém serão restaurados

Publicado em

Conjunto arquitetônico dedicado à Nossa Senhora da Conceição é bem tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional


O Ministério Público Federal (MPF) anunciou, nesta quinta-feira (13), um acordo com a Mitra Diocesana de Santos para a revitalização da Igreja e do Convento Nossa Senhora da Conceição, em Itanhaém. O prédio apresenta infiltrações, problemas na alvenaria e nas instalações elétricas.

O conjunto arquitetônico fica localizado no alto do Morro Itaguaçu. As edificações são consideradas bens tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Nacional (Iphan). A igreja, erguida em 1533, é uma das mais antigas do Brasil.

O conjunto ainda abriga um grande acervo museológico e artístico, composto por imagens sacras, santos do pau-oco, azulejos portugueses e vitrais de Benedito Calixto. Atualmente se encontra fechado para visitação, após laudo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) apontar riscos estruturais no prédio.

Em 2011, o MPF propôs uma ação civil pública com o objetivo de restaurar o patrimônio. Foram feitos trabalhos no local, mas vistoria realizada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) concluiu que os trabalhos realizados pela Mitra Diocesana de Santos, proprietária do bem, não foram suficientes para recuperar e conservar a Igreja e o Convento.

Após reuniões entre o MPF e a Mitra Diocesana, foi firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), onde a entidade religiosa se comprometeu a executar as obras necessárias para a restauração e revitalização do bem histórico no prazo de dois anos e meio, sob pena de multa diária. As obras devem ser iniciadas a partir de 1º de julho de 2019, e realizadas por profissionais devidamente qualificados.

FONTE: A Tribuna On-line

Itanhaém Cidade 13/11/2019 às 10h17 Cidade

Veja Também

Comentários

Adicionar Comentário
sentiment_dissatisfied

Opsss... Ainda Não Temos Comentários Para Exibir!

Deixe Seu Comentário

Faça Sua Avaliação!